segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança

Hoje foi o Dia Mundial da Criança.
Sem muitos rodeios sobre a criação deste dia, vamos ao que interessa.
Há poucos dias saiu uma notícia onde diziam que as crianças portuguesas têm cada vez menos tempo para brincar. A sério??? Quem diria... Elas passam tão pouco tempo na escola, como é isto possível?
É verdade, é triste quando saem notícias destas, que nos vêm informar que as nossas crianças estão sempre atulhadas com a escola. Ou é porque estão nela, ou é porque têm TPC's, ou é porque têm tempo livre, mas, em vez de poderem brincar, têm que continuar fechadas numa sala a fazer actividades de tempos livres. Não digo que estas coisas não tenham importância, porque têm, indubitavelmente. Mas as crianças devem ter tempo para elas, têm de ter tempo e espaço livre para poderem respirar e fazer o que realmente querem.
Os Delfins diziam "Soltem os prisioneiros". Eu cá digo "Soltem as Crianças". Elas têm o direito a ser crianças na verdadeira acepção do termo. Têm o direito de fazer chichi nas cuecas, têm o direito de não quererem comer a sopa (só uma vez por outra), têm o direito de fazer birrasm têm o direito de se portarem mal (também só de vez em quando).
E hoje, que foi o dia delas, será que se sentiram mais libertas, mais felizes? Certamente, muitas crianças sim, tiveram essa oportunidade.
Mas também sabemos que por esse mundo fora há muita população infantil que não tem direito a gozar este tempo em que são pequeninos. Sabemos bem que há muitas crianças que continuam a ser exploradas, em qualquer que seja a vertente da exploração.

O mundo seria melhor se as todas as crianças pudessem ser crianças. E estaríamos todos muito mais felizes.
Ou não concordam que o sorriso das crianças é algo absolutamente fascinante, fantástico, maravilhoso. É algo capaz de tornar o nosso dia não num dia mais apetecível.

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!

Olha que coisa mais triste...

Sem comentários: